Levar informações quanto a um melhor uso dos fertilizantes num momento em que o insumo registra alta de 113% ante a safra passada. Esse é um dos objetivos da Caravana Embrapa que percorrerá cinco municípios de Mato Grosso entre os dias 26 e 30 de setembro.
Ao todo, a Caravana Embrapa está percorrendo 30 polos produtivos em todo o país. Em Mato Grosso, a ação terá início em Sinop, no dia 26, na Embrapa Agrossilvipastoril. No dia 27 será a vez de Querência, no dia 28 de Rondonópolis, dia 29 de Tangará da Serra e, dia 30 de Campo Novo do Parecis. O evento ocorrerá nos Sindicatos Rurais dos municípios, com início às 8h.
“A Caravana Embrapa é uma ação desenvolvida pela Embrapa que visa atender temas de grande relevância para o agronegócio brasileiro. Em 2022 o foco são fertilizantes e insumos para a nutrição de plantas”, diz Flávio Wruck, chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa Agrossilvipastoril.
Levantamento do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) revela que na safra 2022/23 o preço dos fertilizantes registrou incremento de 113% em relação ao ciclo passado. Mato Grosso deverá semear no atual ciclo 11,8 milhões de hectares de soja, o que representa crescimento de 2,9% em relação ao ano agrícola anterior.
O estado, sendo o maior produtor de soja, milho e algodão do país, é o maior consumidor de fertilizantes.
Caravana Embrapa abordará cinco temas
Segundo Wruck, neste ano serão cinco temas envolvendo o uso racional de fertilizantes e outros insumos para a nutrição de plantas. Os temas são:
- Ferramentas para o planejamento agrícola;
- Novas tecnologias para o suprimento eficiente de nutrientes das plantas;
- Boas práticas para o uso eficiente de fertilizantes e insumos;
- Tecnologias digitais e sistemas de informação para o planejamento de recomendação de fertilizantes e demais insumos;
- Tecnologias e práticas de manejo para sustentabilidade do agroambiente
A expectativa, pontua o especialista da Embrapa Agrossilvipastoril, é que uma vez que discutida todas essas temáticas com os principais pesquisadores da Embrapa a nível de Brasil, se consiga que a médio e longo prazo que produtor seja capaz de reduzir em até 20% o uso de fertilizantes.
“Ou seja, que ele seja capaz de racionalizar o uso de fertilizantes e insumos para a nutrição de plantas, reduzindo a nossa dependência externa desses materiais”, salienta Wruck.
Inscrições são gratuitas
A Caravana tem como público principal consultores técnicos, extensionistas e demais profissionais de Agronomia. Produtores com formação técnica ou aqueles que tenham interesse no conteúdo apresentado também podem se inscrever. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no site www.embrapa.br/caravana-embrapa, assinalando o município onde pretende participar.
A Caravana Embrapa em Mato Grosso é realizada em parceria com o Senar-MT e conta com apoios locais da Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), do Laboratório Solos e Plantas e da Federação dos Engenheiros Agrônomos de Mato Grosso.
A Caravana Embrapa é uma ação realizada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Embrapa e Rede FertBrasil. Conta com o patrocínio da Rede ILPF, Bayer Climate Field View, Bioma, Fertisystem, Arko, Polli Fertilizantes e apoio do Banco do Brasil, Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Sistema OCB e Sinprifert.
Clique AQUI, entre no grupo de WhatsApp do Canal Rural Mato Grosso e receba notícias em tempo real