SUSTENTABILIDADE

Mato Grosso apresenta programa de rastreabilidade da carne a importadores chineses

Passaporte Verde foi destaque em conferência na China e reforça estratégia para ampliar mercado

Imac Passaporte Verde China
Foto: Divulgação/Imac

O programa mato-grossense Passaporte Verde, que monitora o desempenho socioambiental do rebanho bovino e bubalino, foi apresentado a empresários e autoridades chinesas durante uma conferência internacional realizada nos dias 10 e 11 de novembro, em Yangxin, na província de Shandong. A iniciativa busca atender às exigências de mercados rigorosos e ampliar o acesso da carne produzida no estado à China, principal destino das exportações mato-grossenses.

A participação do Instituto Mato-grossense da Carne (Imac) no Beef Trade Cooperation and Development Conference 2025 teve como foco mostrar os avanços do estado em rastreabilidade e sustentabilidade. O evento reuniu representantes da indústria da carne dos dois países e abriu espaço para novas parcerias comerciais.

“O Passaporte Verde busca fortalecer a reputação positiva da cadeia da carne bovina de Mato Grosso nos mercados consumidores, mostrando que nossa produção segue rigorosamente as normas ambientais. Além disso, o programa oferece oportunidade para que produtores com pendências socioambientais possam se regularizar e voltar ao mercado formal”, explica Bruno de Jesus Andrade, diretor de Projetos do Imac.

Cooperação técnica e eventos conjuntos

Durante a conferência, a comitiva do instituto também participou de reuniões com importadores e produtores chineses, além de um encontro com o vice-presidente da China Meat Association (CMA). Na pauta estava o plano de trabalho do memorando de entendimento assinado entre as instituições em setembro deste ano.

O acordo prevê ações como intercâmbio de informações técnicas, missões comerciais e eventos para sensibilizar exportadores e importadores sobre boas práticas de sustentabilidade e conformidade com as legislações brasileira e chinesa.

“Por meio dessa cooperação, realizaremos visitas técnicas e seminários voltados a sensibilizar os importadores chineses sobre a sustentabilidade da produção mato-grossense. Em 2026, teremos uma série de eventos conjuntos, com o objetivo de ampliar ainda mais esse mercado que já nos recebe tão bem”, destaca o diretor do Imac.


Clique aqui, entre em nosso canal no WhatsApp do Canal Rural Mato Grosso e receba notícias em tempo real.

Sair da versão mobile