BAIXA DO CICLO

Desvalorização da arroba do boi gordo marca pecuária de MT em 2023

Retração na pecuária é justificada pela maior disponibilidade de bovinos nas indústrias frigoríficas no estado

Gado Bovino Pastagem, pecuária bovina
Foto: Embrapa Gado de Corte

A pecuária mato-grossense foi marcada em 2023 pela fase de baixa do ciclo. Entre janeiro e a primeira quinzena de dezembro a arroba do boi gordo ficou cotada em média a R$ 216,96, recuo de 21,69% em relação ao mesmo período em 2022.

A desvalorização, explica o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), é “resultado da maior disponibilidade de bovinos nas indústrias frigoríficas”.

No acumulado de janeiro a novembro foram abatidas no estado 5,48 milhões de cabeças, enquanto em igual período em 2022 foram registrados 4,55 milhões de abates.

Abates de fêmeas crescem 40%

Conforme o levantamento, o volume de fêmeas abatidas entre janeiro e novembro cresceu 40,83% no comparativo anual, sendo assim, o principal fator para tal resultado verificado na pecuária mato-grossense em 2023.

“A alta nos abate de matrizes desestimulou a atividade de criação de bovinos de reposição, desse modo, desencadeou a desvalorização nos preços, tendo como exemplo o bezerro de ano, que desvalorizou 28,72% no comparativo anual”, diz o Imea.


Clique aqui, entre em nossa comunidade no WhatsApp do Canal Rural Mato Grosso e receba notícias em tempo real.

Sair da versão mobile