Infratores em Mato Grosso foram multados em R$ 3 milhões por desmatamento ilegal durante fiscalizações da Operação Amazônia na última sexta-feira (2). A operação ocorreu em propriedades rurais nos municípios de Bom Jesus do Araguaia e Querência.
As fiscalizações nos dois municípios foram realizadas por fiscais da regional de Confresa da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) e a Força Tática da Polícia Militar.
Conforme a Sema-MT, a operação ocasionou ainda na apreensão de máquinas utilizadas no desmatamento ilegal em áreas já embargadas no bioma Amazônia, ou seja, para reincidência do crime ambiental. Foram apreendidas duas escavadeiras hidráulicas e um trator de esteira, além de duas caminhonetes modelo F1000.
Fiscalizações são constantes, afirma Sema-MT
O diretor da regional, Edivaldo Soares Silva, destaca que a Sema-MT fiscaliza constantemente alertas de desmatamento apontados por imagens de alta resolução, e denúncias enviadas pela população. Neste caso de reincidência, o estado já havia atuado anteriormente os proprietários.
Nos últimos quatro anos, reforma a pasta, mais de mil tratores foram apreendidos em operações ambientais.
Editado por: Viviane Petroli, de Rondonópolis (MT)
___________________
Clique aqui, entre em nossa comunidade no WhatsApp do Canal Rural Mato Grosso e receba notícias em tempo real