Mato Grosso

Obras da rede de distribuição de gás natural em Cuiabá devem ser concluídas em julho

Mais de 20% das obras da rede de distribuição, que irá beneficiar cerca de 260 empresas no Distrito Industrial, já foram executadas

Mais de 20% das obras da rede de distribuição de gás natural, que irá abastecer as empresas do Distrito Industrial de Cuiabá e seu entorno, já foram executadas. As obras, com investimento na ordem de R$ 33,2 milhões, tiveram início em novembro de 2022 e deve ser entregue em julho deste ano.

O percentual equivale a aproximadamente seis quilômetros de uma extensão de 28 quilômetros.

+Governo de MT investe R$ 3,6 bi em rodovias em quatro anos

As obras da rede de distribuição de gás natural são executadas pelo Governo de Mato Grosso. O trajeto da rede começa nas proximidades do Atacadão do Tijucal, segundo a Companhia Mato-Grossense de Gás (MT Gás), e segue com destino ao Distrito Industrial de Cuiabá. Cerca de 4,8 milhões de metros cúbicos de gás natural por mês devem abastecer aproximadamente 260 empresas.

“Esta nova matriz energética, além de limpa e econômica, reduz impactos logísticos e a emissão de poluentes, ao substituir combustíveis como lenha/cavaco por gás natural. Outro benefício do gás natural é por ter custo inferior em relação ao GLP (gás liquefeito de petróleo), gerando uma economia de cerca de 50%”, pontua o presidente da MT Gás, Rafael Reis.

gasoduto mato grosso mt gás
Foto: Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico

Tecnologias que minimizam impactos ambientais

De acordo com a MT Gás, tecnologias que minimizam os impactos ambientais estão sendo adotadas, através de perfuração direcionada. Tal método reduz a abertura do asfalto em 95%, evitando sua danificação e obstrução de ruas e avenidas, transtornos à população e gerando economia aos cofres públicos.

+Cuiabá: implantação de gasoduto reduzirá em até 50% custo de indústrias

O Governo de Mato Grosso, por meio da MT Gás e da MT Participações e Projetos S.A (MT Par), vem investindo na implementação do gás natural vindo da Bolívia nas indústrias, com o objetivo de reduzir os impactos sociais e ambientais.

“A rede de distribuição é esperada há décadas na região e trabalhamos muito para que esse sonho saísse do papel. É um projeto que vai baratear os custos das empresas, atrair novos investimentos e, o mais importante, gerar novos empregos. Vai tornar a baixada cuiabana mais competitiva, principalmente para as indústrias”, destacou o governador Mauro Mendes em junho de 2022, quando do lançamento do edital para as obras da rede de distribuição.

 

Clique aqui, entre no grupo de WhatsApp do Canal Rural Mato Grosso e receba notícias em tempo real

Sair da versão mobile