Mato Grosso

Indea alia tecnologia e sustentabilidade para fiscalização rural

Através de tablets, fiscalização do Indea ganhará mais agilidade com informatização de formulários em Mato Grosso

A partir de janeiro a fiscalização rural no estado ganhará mais agilidade com a entrada em operação de novos sistemas de informatização no Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea-MT). A medida está em fase de homologação do Sistema de Defesa Vegetal (Sisdev) e do Sistema de Informações Zoosanitárias (SIZ).

Conforme o Indea, a informatização de todos os formulários irá gerar economia com papel e carbono utilizado pelos fiscais em campo e, principalmente, o retrabalho diante a digitalização dos mesmos no sistema da autarquia quando os fiscais retornavam para suas unidades, após percorrer as propriedades rurais.

A sustentabilidade gerada com o menor volume de papel utilizado ocorrerá no campo, também, destaca o Indea, uma vez que as informações serão repassadas para o produtor rural via e-mail ou pelo Módulo Produtor, no caso de criadores de animais.

Segundo o Indea, cerca de 250 tablets foram adquiridos para atender as suas unidades no estado. Os equipamentos foram comprados com recursos provenientes do Fundo de Emergência de Saúde Animal do Estado de Mato Grosso (Fesa), no valor aproximado de R$ 400 mil.

+Laboratório do Indea analisa mais de 770 amostras de sementes em Mato Grosso

Área vegetal também receberá informatização

Os fiscais da área vegetal também estarão munidos a partir de janeiro de sistema de informatização para realizar a produção de documentos oficias. Foram adquiridos 142 kits portáteis, composto por impressora e notebook touchscreen, por meio de recursos do Fundo Mato-grossense de Apoio à Cultura da Semente (Fase), no valor de R$ 1,4 milhão.

O Indea destaca que no caso do produtor rural da área vegetal, o documento oficial de fiscalização poderá a ser emitido tanto de forma física quanto digital.

“Essa mudança para o digital representará economia de tempo aos fiscais do Indea e de recursos, evitando a compra de papel de formulários e carbono, deixando a autarquia mais ágil, eficiente e tecnológica para acompanhar as mudanças na agricultura mato-grossense e cumprindo sua missão”, pontua a presidente do Indea, Emanuele Almeida.

 

Clique aqui, entre no grupo de WhatsApp do Canal Rural Mato Grosso e receba notícias em tempo real

Sair da versão mobile