EM SINOP

Norte Show dedica espaço especial para a pecuária

Estado enviou ao abate 1,76 milhão de bovinos no primeiro trimestre, fêmeas representam mais de 50% dos animais

Dona do maior rebanho bovino do país, com mais de 34,4 milhões de animais, a pecuária mato-grossense também enfrenta um cenário de instabilidade financeira da porteira para dentro. A desvalorização do preço pago pela arroba, em comparação aos últimos anos, é um dos principais motivos apontados pelo setor para o crescimento dos abates.

Dados do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea-MT) mostram que o estado abateu no primeiro trimestre deste ano 1,76 milhão de bovinos. O volume supera em 30% ao total enviado ao cocho entre janeiro e março de 2023. Além disso, é cerca de 43,1% acima da média histórica.

O crescimento do abate de fêmeas foi o principal motivo deste aumento. Foram 951,15 mil cabeças abatidas no período, salto de 44,56% no comparativo anual.

Além das novidades para a agricultura, a Norte Show, uma das principais feiras do agronegócio brasileiro, também dedica um espaço para a pecuária. O evento, que está em sua quinta edição, teve início nesta terça-feira (16) em Sinop.

Produtor em Itaúba, cerca de 70 quilômetros de Sinop, Jefferson Zubler Tomelin é um dos expositores da feira. O pecuarista conta com um rebanho de 2,5 mil cabeças de gado e, de acordo com ele, o momento de baixa no ciclo visto hoje pode ser uma oportunidade para aquele que possui caixa e deseja investir em animais.

“Existe uma probabilidade nos próximos dois anos de termos uma melhora nesse cenário, comercializar animais com valores maiores e começar a aumentar a valorização do nosso trabalho. Como teve essa desvalorização do bezerro, é cíclico esse abate de fêmeas. Tem que pagar conta”, pontua Jefferson ao Canal Rural Mato Grosso.

Palestras envolvem diversos temas

A Norte Show segue até sexta-feira (19). Em 2024 o evento registrou um crescimento de 6% no número de expositores, em relação a última edição. Além de oportunidades de negócios e muita tecnologia, quem visitar a feira também poderá acompanhar as palestras.

Ao todo são 38 palestras nesta quinta edição da feira, com temas voltados para a agropecuária em geral. Entre os assuntos a serem abordados estão a mudança climática e a qualidade da carne bovina.

“A expectativa é sempre muito grande em todos os anos que participamos. E neste, fui surpreendido de forma muito boa de a manhã do primeiro dia da feira já conseguir comercializar o primeiro animal”, comenta Jefferson.

A feira no médio-norte de Mato Grosso é realizada por meio de uma parceria entre a Associação de Criadores do Norte (Acrinorte) e o Sindicato Rural de Sinop.

Conforme o presidente da Acrinorte, Moisés Debastiani, a Norte Show é uma feira de negócios, tanto durante a sua realização, como após o seu término.

Na edição de 2023 a movimentação financeira nos quatro dias de evento somou R$ 4,1 bilhões, frisa o presidente da Acrinorte.

“Esse ano queremos estar nestes níveis, para cima. O público o ano passado foi de 54 mil visitantes e esse ano esperamos um aumento significativo”.

+Confira mais notícias sobre a Norte Show


Clique aqui, entre em nossa comunidade no WhatsApp do Canal Rural Mato Grosso e receba notícias em tempo real.