ESTÚDIO RURAL

AgriHub Conecta inicia terceira fase em busca de soluções para o campo

Etapa visa levar as startups selecionadas até os produtores dos oito municípios participantes do projeto do AgriHub

O Instituto AgriHub iniciou a terceira fase do projeto AgriHub Conecta. A ação tem como intuito mostrar novas alternativas para os desafios da porteira para dentro e abrir oportunidades para startups que possuem soluções que possam ajudar aos produtores mato-grossenses.

A gerente de Inovação e Agronegócio do AgriHub, Jéssica Gimenes, comenta que o produtor rural mato-grossense possui um perfil de alguém que está sempre em busca de inovação, de trazer novas tecnologias que possam lhe auxiliar no dia a dia.

“Nós temos feito um estudo do perfil de inovação do produtor rural, no qual a gente busca identificar o quão inovador ele é dentro de algumas características. Isso nos ajuda a colocar ele em um parâmetro para sermos mais assertivos e objetivos em relação a como indicamos e conectamos ele com as melhores soluções do agronegócio”, diz Jéssica em entrevista ao programa Estúdio Rural deste sábado (15), do Canal Rural Mato Grosso.

O mapeamento realizado pelo Instituto AgriHub conta com a parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT).

A primeira fase do AgriHub Conecta, explica a gerente, consistiu em um levantamento dos desafios, das dores e problemas do campo junto aos produtores rurais do estado, categorizados em tecnológicos e de infraestrutura. Para a etapa foram selecionados oito municípios e a mesma contou com a participação de 75 produtores.

Energia elétrica, mão de obra, crédito rural, armazenamento e classificação de grãos, gestão da propriedade rural em relação à pecuária, comercialização de animais de gado de corte e conectividade estão entre os problemas identificados.

“Então, conseguimos lançar a Chamada Aberta, que é a segunda fase do projeto, para mostrar ao mercado que tivemos oito problemas mapeados pelos produtores rurais e que precisamos de soluções tecnológicas para levar a eles no campo. Agora é a fase [terceira] de Inovação Aplicada”.

De acordo com ela, na fase de Chamada Aberta cerca de 150 startups se inscreveram com soluções tecnológicas para os desafios, destas 41 possuíam conexão com os problemas lançados e que os produtores priorizavam.

“Nisso vimos como foi importante nós termos nos desafiado, porque não há soluções suficientes para atender os produtores em relação à energia, por exemplo. E isso é um recado. Um recado de como a gente precisa fomentar, desenvolver e alavancar essas novas tecnologias para o agronegócio, para atender o produtor”.

Jéssica frisa que das 41 startups selecionadas na Chamada Aberta dez foram escolhidas para a etapa da Inovação Aplicada. Agora, essas startups irão viajar com a equipe do AgriHub para os municípios participantes do projeto, conforme a priorização das dores de cada um.


Clique aqui, entre em nossa comunidade no WhatsApp do Canal Rural Mato Grosso e receba notícias em tempo real.