ESTÚDIO RURAL

76% dos produtores em MT se apresentam com perfil de inovadores ou muito inovadores

O estudo realizado pelo AgriHub examinou de perto como a inovação está moldando o futuro da agricultura e pecuária no estado

Um estudo com 930 produtores realizado em Mato Grosso mostra que 76% destes se apresentam como inovadores ou altamente inovadores, revelando que a maioria adota práticas que favorecem a utilização de novas tecnologias.

A pesquisa trata-se do “Perfil de Inovação do Produtor Rural de Mato Grosso”, realizado pelo AgriHub entre os anos de 2021 e 2023 em 72 municípios do estado.  Mais de 26 mil dados foram coletados.

O estudo, de acordo com a gerente de inovação e agronegócio do hub, Jéssica Gimenes, teve como intuito entender o perfil e os níveis de maturidade do produtor em relação à tecnologia como um todo, não apenas em termos digitais.

“É importante conhecer esse perfil para podermos dar um direcionamento mais assertivo para as empresas parceiras do AgriHub, parceiros do ecossistema que querem entrar no estado. E, entender o quanto o produtor está confortável de receber isso dentro da sua propriedade e como ela tem que ser recebida, e mais evoluída ou ainda em fase de validação”, explica Jéssica, entrevistada do programa Estúdio Rural deste sábado (2).

A pesquisa, salienta a gerente de inovação e agronegócio do AgriHub, é contínua e os produtores podem responder mais de uma vez, pois isso ajudará, inclusive, a medir a evolução do perfil de inovação do mesmo.

O levantamento contou com a parceria dos Sindicatos Rurais de Mato Grosso e em 2024 tanto o número de municípios quanto produtores respondentes da pesquisa já aumentaram, comenta ao Canal Rural Mato Grosso.

Indicadores ajudam a mapear abrangência

Os produtores responderam a mais de 20 perguntas abrangendo a evolução das suas preferências digitais, a adoção de tecnologia e o nível de influência.

Esses indicadores fornecem uma visão mais abrangente da capacidade de inovação no setor agropecuário do estado, auxiliando a identificar as áreas que demandam mais apoio para promover uma maior adoção de soluções tecnológicas e aumentar a competitividade.

O indicador de digitalização mediu o uso da conectividade no campo e a adoção de tecnologias digitais nas operações agropecuárias. Ele apontou que 53% dos produtores possuem internet apenas na sede das propriedades e que em relação ao uso de softwares 30% usam apenas sistemas administrativos, financeiro ou contábil.

Já o indicador de adoção de tecnologia, que avaliou o grau de aceitação e implementação de novas tecnologias nas operações dos produtores, mostrou 91% possuem interesse em testar novas tecnologias. No que tange ao indicador de influência, métrica que avalia o grau de envolvimento e influência dos produtores em suas regiões em comparação com seus vizinhos, 93% são associados aos Sindicatos Rurais ou associações locais.

+Confira mais entrevistas do programa Estúdio Rural

+Confira outras entrevistas do Programa Estúdio Rural em nossa playlist no YouTube


Clique aqui, entre em nossa comunidade no WhatsApp do Canal Rural Mato Grosso e receba notícias em tempo real.