O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, se reuniu nesta quarta-feira (16) com o presidente do Banco do Brasil, Fausto Andrade Ribeiro, para debater a renegociação da dívida de R$ 920 milhões contraídas pela Concessionária Rota do Oeste, administradora da BR-163 no estado.
A renegociação da dívida com os bancos credores é importante passo para que as obras sejam retomadas no começo de 2023.
A reunião entre Mendes e Ribeiro ocorreu durante a 27ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP-27), em Sharm El Sheik, no Egito.
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“Além de conversarmos um pouco sobre os temas ambientais, conversamos objetivamente sobre dois assuntos de interesse de Mato Grosso, dentre eles a BR-163, que é a negociação em curso nesse momento para que os bancos possam cooperar para encontrar uma solução que viabilize a transferência definitiva para MT Par”, destaca o governador de Mato Grosso.
Bancos resistem quanto a solução de Mato Grosso
Para que a transferência do controle acionário da concessão da BR-163 seja concretizada é preciso que os bancos credores aceitem à proposta apresentada pelo Governo de Mato Grosso. Contudo, os mesmos apresentam resistência.
O impasse da renegociação com o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal foi destacado pelo jornal Valor Econômico, na edição dos dias 12 a 14 de novembro.
Segundo a publicação, o Governo de Mato Grosso possui até o dia 10 de dezembro para concretizar as negociações com os credores. O intuito do Poder Executivo é reduzir 60% das dívidas totais contraídas pela concessionária, calculadas, hoje, em R$ 920 milhões. Ou seja, a intenção do estado é quitar 40% da dívida, à vista, a fim de assumir a concessão da rodovia, por meio da MT Par.
Solução para BR-163 é aguardada
O Tribunal de Contas da União (TCU) deu aval para o Governo de Mato Grosso, por meio da MT Par (MT Participações e Projetos), assumir a concessão da BR-163 no dia 28 de setembro.
A proposta da MT Par assumir o trecho de 822,8 quilômetros da BR-163 foi apresentada pelo Governo de Mato Grosso e pela ANTT ao TCU visando a retomada nos investimentos na rodovia.
A BR-163 é considerada uma das principais rodovias do agronegócio do país. Contudo, recebeu o apelido de rodovia da morte, especialmente pelos acidentes com choques frontais que ocorrem em tentativas de ultrapassagem.
“Estamos fazendo uma ação pela vida dos mato-grossenses. Todo ano muitas pessoas morrem nessa rodovia. São caminhoneiros, pais de família, jovens. Ver essas vidas sendo perdidas nos dava a certeza que tínhamos que achar uma solução”, declarou o governador Mauro Mendes em 04 de novembro durante a assinatura do TAC.
Entre os fatores que levaram a aprovação do Governo de Mato Grosso em assumir a BR-163 estava a proposta de investimento de R$ 1,2 bilhão nos próximos dois anos para a conclusão das obras. O valor é oriundo de recursos próprios, dos quais R$ 300 milhões já estão no caixa da MT Par, enquanto o restante dos valores será repassado pelo estado, segundo previsão orçamentária.
A execução do “Plano de Ataque” e conclusão integral de todos os investimentos é em até oito anos.
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