Mato Grosso

Uso de mapeamento de processos auxilia na gestão do campo

Bom Dia Senar-MT desta quarta-feira (14) destaca a importância do mapeamento de processos no campo e na elaboração de novas tecnologias

Considerada uma importante ferramenta de gestão, o mapeamento de processos aos poucos vem conquistado espaço nas propriedades rurais mato-grossenses. Procedimento auxiliam ainda no reconhecimento de pontos em que novas tecnologias podem ser aplicadas no campo.

Bom Dia Senar-MT desta quarta-feira (14) destaca a importância do mapeamento de processos no campo e na elaboração de novas tecnologias que venham proporcionar aumento de eficiência no campo.

O mapeamento de processos é uma metodologia internacional, com linguagem padrão, explica Eloiza Zuconelli, líder da Rede Fazenda Alfa do AgriHub. “Quem olhar para esse mapeamento de processo vai saber em que momento uma decisão está sendo tomada, em que momento um processo ou outro é feito paralelamente. A metodologia foi proposta para padronizar essa linguagem e facilitar a comunicação”.

O procedimento é muito utilizado na gestão para auxiliar na identificação de pontos críticos, bem como nas oportunidades de adesão tecnológica. De acordo com Zuconelli, o mapeamento é justamente um “mapa do tesouro” para se saber qual caminho seguir.

“É utilizada na indústria, que tem processos muito definidos. Em ambientes mais controlados. No caso do agronegócio ainda é pouquíssima usada, mas sabemos que têm potencial de utilização enorme. Ainda mais, por vemos que o produtor está preocupado com gestão“, diz.

Mapeamento mostra necessidade de capacitação

Zuconelli comenta que uma outra função do mapeamento de processos é quanto à necessidade de capacitação. “Está claro que precisamos entender mais de gente e capacitar melhor essa mão de obra que está disponível no mercado. Temos essa visão geral do processo todo de produção e se consegue mostrar como a função deles influência na lavoura”.

+Confira todos os episódios do Bom Dia Senar-MT

 

Sair da versão mobile