FISCALIZAÇÃO

Madeira ilegal: Operação Amazônia realiza flagrante de crime ambiental em MT

Ação resultou na apreensão de 89 m³ de madeira extraída ilegalmente, além de motosserras e tratores usados para arraste das toras

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente de Mato Grosso (Sema-MT) , em parceria com a Polícia Militar Ambiental de Barra do Bugres,  realizou a Operação Amazônia em Nova Maringá, a 367 km de distância de Cuiabá, resultando na apreensão de 89 m³ de madeira extraída ilegalmente, além de três tratores usados para arraste das toras e três motosserras.

A operação aconteceu entre os dias 17 e 21 de julho e teve como alvo a extração de madeira sem autorização e o arraste ilegal de toras na região.

Durante as ações em campo, foram identificadas três pessoas cometendo crime ambiental, sendo que uma delas conseguiu fugir adentrando a mata. Os outros dois suspeitos foram detidos e encaminhados à delegacia de São José do Rio Claro.

Extração ilegal de madeira e armazenamento de toras

extração de madeira ilegal em Mato Grosso
Foto: Sema-MT

Além do flagrante da extração ilegal, foi constatado o armazenamento de toras em esplanadas, evidenciando que o crime estava ocorrendo há algum tempo na localidade. Para retirar os tratores do local, a prefeitura de Nova Maringá prestou auxílio, e a madeira apreendida foi doada ao Executivo municipal.

A extensão da área afetada pela exploração seletiva em área de floresta será calculada posteriormente com a ajuda de imagens de satélite, que fornecerão subsídios para o cálculo da multa ambiental.

Imagens de satélite

A ação criminosa só foi possível de ser identificada graças ao uso de imagens de satélite que forneceram “alertas” de mudança de vegetação, possibilitando a localização exata da infração. Esse sistema de monitoramento em tempo real abrange todo o território de Mato Grosso.

A Operação Amazônia, lançada pela Sema em março deste ano, tem como objetivo intensificar a fiscalização ambiental no estado. No mês de julho, foram mobilizadas 24 equipes simultaneamente, totalizando mais de 120 pessoas, no combate ao desmatamento ilegal.

A população é incentivada a denunciar crimes ambientais, para garantir a preservação de florestas, por meio dos seguintes contatos: Polícia Militar (190), ouvidoria da Sema (0800 065 3838) ou pelo novo WhatsApp para denúncias (65) 98153-0255.

______________

Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Clique aqui e siga o Canal Rural no Google News.

Sair da versão mobile