Mato Grosso

Vale do Araguaia Xingu pode ganhar Polo de Irrigação

Instalação de pivôs pode chegar cerca de 1,6 milhão de hectares e fomentar produção agrícola no Vale do Araguaia Xingu

Canarana (MT) deve receber em breve a implantação de um Polo de Irrigação, que atenderá a região do Vale do Araguaia Xingu. A expectativa é que o potencial irrigável no município salte de 150 hectares para cerca de 130 mil. Já em toda a região estima-se que chegue a quase 1,6 milhão de hectares.

A região a cada dia vem apresentando crescimento produtivo agrícola. “A Aprofir tem a missão de elevar o Mato Grosso, juntamente com seus parceiros, a um dos maiores polos de irrigação do Brasil”, comenta o presidente da Associação dos Produtores de Feijão, Pulses, Grãos Especiais e Irrigantes de Mato Grosso (Aprofir-MT), Otávio Palmeira.

As oportunidades com a implantação do Polo de Irrigação do Vale do Araguaia Xingu foram discutidas recentemente pela Aprofir-MT, juntamente com o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) e diversas entidades ligadas a agricultura irrigada, instituições educacionais e classe política da região.

“A região tem um potencial de irrigação muito forte, com isso, nós podemos trabalhar e ver que em um futuro muito próximo”, salienta Palmeira.

Desenvolvimento ao Vale do Araguaia Xingu

O projeto é coordenador pela Aprofir-MT e pelo IFMT. De acordo com o diretor executivo da Aprofir-MT, Afrânio Migliari, a implantação do polo de irrigação na região trará desenvolvimento para a mesma, além de mais opções aos produtores rurais.

“É uma região que promete muito uma segunda e terceira safras com esta implantação da irrigação nestes locais. Aqui tem uma situação climática que traz complicações, com uma seca que chega mais cedo o que compromete a segunda safra destes produtores, e a irrigação vem para dar sustentação para estas atividades destes produtores”, pontua Migliari.

Para a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato) os esforços para a implantação do polo de irrigação auxiliarão a região a dar um salto importante quanto a competitividade com as demais regiões na questão de produção agrícola.

“O próximo passo da produção agropecuária do estado de Mato Grosso é a irrigação, onde podemos aumentar a produção, já que a produtividade nós já estamos aumentando, mas o meio mais rápido é a irrigação e é isso que estamos fazendo aqui em Canarana lançando este polo”, fiz Marcos da Rosa, vice-presidente da Famato.

Estudos de potencialidades hídricas

O IFMT de Canarana será o responsável pelos trabalhos de pesquisa sobre as potencialidades hídricas da região. “O nosso papel será de referenciar as ações de pesquisas, inovação e transferência de tecnologia para a irrigação”, explica o especialista do Instituto, Carlos Câmara.

Conforme o coordenador de Polos e Projetos de Irrigação do Ministério de Desenvolvimento Regional (MDR), Rodrigo Mendes Xavier, o encontro serviu para a realização de uma oficina de diagnóstico da região do Vale do Araguaia Xingu, cujos resultados e projetos serão levados para Brasília (DF) para serem organizados.

“A partir daí nós reconhecemos esta região como um polo de agricultura irrigada. E esse é o nono polo de agricultura irrigada do país e o segundo do Mato Grosso, e em uma região que tem um potencial imenso de crescimento da área irrigada com um número de 1,6 milhão de hectares”, informa Xavier.

 

Clique AQUI, entre no grupo de WhatsApp do Canal Rural Mato Grosso e receba notícias em tempo real

Sair da versão mobile