
Mato Grosso registrou um novo recorde no processamento de soja. Em março foram esmagadas pelas indústrias locais 1,21 milhão de toneladas do grão. O volume é considerado o maior para o mês.
O volume de soja processado pelas esmagadoras mato-grossenses representou um aumento de 13,45% em relação a fevereiro. Ao se comparar com o mês do ano passado, o desempenho apresentou um crescimento de 3,81%.
“Esse desempenho está relacionado, principalmente, à ampliação da capacidade de processamento das indústrias em 2025”, explica o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).
Outro fator destacado pelo Instituto para tal resultado é a retomada das atividades de algumas unidades industriais que se encontravam em manutenção no mês de fevereiro.
No que tange à margem de esmagamento, o indicador em março fechou com média de R$ 662,61 a tonelada, queda de 10,70% ante o mês anterior. O recuo, segundo o Imea, foi influenciado pela desvalorização dos coprodutos e pela elevação no preço da oleaginosa no estado.
Ainda conforme os dados, a margem bruta de esmagamento na primeira quinzena de abril também apresenta retração. O decréscimo observado foi de 1,38% em comparação à última quinzena de março, encerrando com média de R$ 649,17 toneladas, reflexo da alta nos preços da soja.
Clique aqui, entre em nossa comunidade no WhatsApp do Canal Rural Mato Grosso e receba notícias em tempo real.