O capim pé-de-galinha é uma das plantas daninhas que segue tirando o sono do produtor rural visto a sua competição de espaço e absorção de nutrientes com a soja. Estudos revelam que um manejo eficiente, com uso de determinados herbicidas para dessecação, se apresenta como uma alternativa mais viável para o controle da erva invasora.
O estudo em torno do manejo do capim pé-de-galinha é um dos temas de destaque na programação do Fundação em Campo Safra, que será realizado pela Fundação Mato Grosso (Fundação MT) nesta quarta-feira (5) em Itiquira.
Conforme o pesquisador de Matologia da Fundação MT, Lucas Barcellos, os trabalhos de pesquisas voltados ao capim pé-de-galinha envolvem tratamentos focados, novas ferramentas para dessecação e posicionamento de novos herbicidas que devem ser usados nessa dessecação.
Além da planta daninha, resultados e avanços em estudos sobre cultivares, manejo de pragas, doenças e novas tecnologias agrícolas também serão apresentados.
De acordo com a Fundação MT, o dia de campo que será realizado em Itiquira, no CAD Sul, localizado na Fazenda Cachoeira, na BR-163, km 040, a partir das 7h30, e que já ocorreu em Sorriso, tem como intuito levar para o produtor rural, bem como profissionais na área agronômica, a importância de práticas integradas para maximizar a produtividade e promover a sustentabilidade das lavouras de soja.
Clique aqui, entre em nossa comunidade no WhatsApp do Canal Rural Mato Grosso e receba notícias em tempo real.