Mato Grosso

Esmagamento de soja em Mato Grosso registra queda de 2,54%

Declínio no processamento de soja é verificado no comparativo anual entre os meses de janeiro a abril no estado

O esmagamento de soja em Mato Grosso apresentou um declínio de 2,54% no acumulado de janeiro a abril 2023 no comparativo o período o ano passado. O recuo é pautado pela baixa do preço do farelo e do óleo de soja no mercado.

Mais Milho Colheita Soja e Plantio de Milho Cláudia Mato Grosso Foto Pedro Silvestre Canal Rural Mato Grosso
Foto: Pedro Silvestre/Canal Rural Mato Grosso

Entre janeiro e abril deste ano, segundo levantamento do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), foram esmagadas em Mato Grosso 3,79 milhões de toneladas de soja.

“Além disso, mesmo com a redução no valor da soja em grão no primeiro quadrimestre de 2023, a margem bruta das indústrias exibiu recuo de 7,51%, no comparativo com o mesmo período de 2022”, pontua o Instituto em seu boletim semanal do grão.

Variação no mês de abril foi positiva

Conforme o Imea, ao se analisar somente o mês de abril de 2023 com 2022 observa-se um aumento de 2,25% no volume de soja processada. Em abril deste ano foram esmagadas 991,82 mil toneladas.

“Por fim, espera-se que o ritmo nas indústrias aumente nos próximos meses, visto que começa o período de seca no estado (maior movimento de confinamento) e há a expectativa de aumento nas exportações para o subproduto devido à quebra de safra na Argentina”.

 

Clique aqui, entre em nossa comunidade no WhatsApp do Canal Rural Mato Grosso e receba notícias em tempo real.

Sair da versão mobile