PARA O MÊS

Esmagamento de soja em Mato Grosso atinge recorde em abril

Apesar do alto volume processado de soja, a margem bruta de esmagamento das indústrias recuou 7,45% no comparativo mensal

patrulheiro agro seca soja foto pedro silvestre canal rural mato grosso 1 moratória da soja
Foto: Pedro Silvestre/Canal Rural Mato Grosso

Mato Grosso processou em abril 1,13 milhão de toneladas de soja. O volume, considerado recorde para o mês, foi 13,58% superior ao enviado para a indústria no ano passado.

Esse cenário, explica o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), está atrelado à demanda externa mais aquecida pelos coprodutos, em especial ao farelo de soja, que vem registrando recorde nos embarques.

Ao se comparar com o mês de março, é observado um leve recuo ante as cerca de 1,15 milhão de toneladas processadas.

“Apesar do alto volume processado de soja em abril, a margem bruta de esmagamento das indústrias recuou 7,45% no comparativo mensal e 48,67% em relação a abril de 2023, que, por sua vez, foi reflexo dos baixos preços dos coprodutos neste ano”, salienta o Instituto.

Ainda de acordo com o Imea, a expectativa é que o esmagamento de soja em maio siga aquecido no estado, visto a maior demanda pelo farelo e o indicativo de aumento na margem bruta da soja, devido à valorização das cotações dos coprodutos.

Na soma do acumulado do ano, Mato Grosso já esmagou em torno de 4,26 milhões de toneladas de soja, aumento de 15,40% no comparativo com o total enviado para as indústrias entre janeiro e abril do ano passado.


Clique aqui, entre em nossa comunidade no WhatsApp do Canal Rural Mato Grosso e receba notícias em tempo real.

Sair da versão mobile