EVENTO DO CREDIT SUISSE

'Podemos ter até uma 3ª safra', diz governador de MT sobre potenciais do estado

Mauro Mendes foi um dos palestrantes do Agriculture Investiment Conference, realizado pelo Credit Suisse, em São Paulo (SP)

governador Mauro Mendes no evento do Credit Suisse Foto: Lucas Rodrigues/Secom
Foto: Lucas Rodrigues/Secom

A produção de grãos Mato Grosso pode passar de 130 milhões de toneladas até 2030 e até mesmo contar com uma terceira safra diante de investimentos em irrigação. As perspectivas foram apontadas foram destacadas pelo governador do estado, Mauro Mendes, durante palestra no Agriculture Investiment Conference, realizado pelo Credit Suisse, do grupo UBS, em São Paulo (SP).

“Já chegamos na casa dos 100 milhões de toneladas e a projeção é que possamos chegar a 130, 150 milhões até 2030. E tudo isso sem precisar derrubar uma única árvore, respeitando as nossas florestas, especialmente a amazônica, e o Código Florestal. Produzimos duas safras tranquilamente e, agora com os investimentos em irrigação, podemos ter até uma terceira safra”, salientou Mauro Mendes.

O evento discutiu o futuro do agronegócio, segurança alimentar e novas perspectivas econômicas do país.

Uso de áreas degradadas de pastagem

De acordo com Mauro Mendes, o estado possui potencial ainda para ampliar a sua área destinada à agricultura por meio de áreas degradadas de pastagem, com foco na sustentabilidade.

“Nós temos doze milhões de hectares de áreas de produção em Mato Grosso e temos mapeado cinco milhões de pastagens degradadas, com características 100% compatíveis de migração para a produção. Ou seja, podemos aumentar a produção em quase 50% sem precisar desmatar”, destacou para investidores nacionais e internacionais.

Agroindustrialização em crescimento, diz Mauro Mendes

Ainda de acordo com Mauro Mendes, Mato Grosso possui outros setores com potenciais em crescimento, a exemplo do etanol e do biodiesel.

“Temos grandes oportunidades na área de etanol e biodiesel. O biometano é algo que também começa a ganhar força em substituição ao gás natural. Está crescendo a agroindústria, nesse processo de industrializar as proteínas, vegetais e animais, já que hoje só processamos 20% do que produzimos”.

Além disso, o governador falou dos ajustes realizados no governo de Mato Grosso que tornaram o estado um exemplo de gestão fiscal, de ambiência de negócios e que hoje aplica mais de 18% de tudo o que arrecada em investimentos.

“Mato Grosso é seguramente um dos estados que mais faz investimentos. Vamos chegar a 5,5 mil quilômetros de asfalto novo até 2026, viabilizamos a primeira ferrovia estadual e implantamos a solução inédita de assumir a concessão da BR-163. Hoje temos um governo sólido, bom pagador, nota A no tesouro e que tornou Mato Grosso o melhor lugar do país para investir, trazer desenvolvimento e gerar emprego”, finalizou.


Clique aqui, entre em nossa comunidade no WhatsApp do Canal Rural Mato Grosso e receba notícias em tempo real.

Sair da versão mobile