Patrulhas Rurais da Polícia Militar de Mato Grosso estão sendo equipadas com unidades móveis da Starlink. Os equipamentos foram doados por núcleos da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT). O intuito é melhorar a comunicação e proporcionar mais agilidade no combate ao crime nas propriedades.
Nos últimos dias foram entregues equipamentos Patrulha Rural da 9ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) de Diamantino e para a Polícia Militar de Nova Mutum.
Delegado do Núcleo da Aprosoja-MT em Nova Mutum, Ricardo Camello comenta que a comunicação é um dos entraves na realização das rondas policiais nas propriedades rurais. A entrega dos equipamentos no município, que também beneficiará Santa Rita do Trivelato, ocorreu na noite de quinta-feira (2), durante o 18º Circuito Aprosoja-MT.
“O foco é melhorar a comunicação para dar mais agilidade no atendimento da polícia para as fazendas, para as propriedades rurais. O recurso está saindo do Núcleo da Aprosoja-MT de Nova Mutum, que está fazendo a aquisição da antena e toda a instalação, em parceria com o Sindicato Rural, que está assumindo as mensalidades [da assinatura da internet]”, explica Ricardo Camello, em entrevista ao Canal Rural Mato Grosso.
Conforme o Jonathan Correa, 1º Tenente da Polícia Militar em Nova Mutum, o maior gargalo hoje é a comunicação.
“Já tivemos casos que se precisou da comunicação e ficamos limitados ao wi-fi das fazendas. Então, com a Starlink o policial militar vai estar o tempo todo conectado, recebendo atualizações das ocorrências ou qualquer pedido de auxílio que possa ocorrer e ter um tempo de resposta muito mais rápido”.
A tecnologia, na avaliação do presidente da Aprosoja-MT, Lucas Costa Beber, vem para agregar o trabalho realizado pela Polícia Militar do estado no Patrulhamento Rural.
“Ainda mais a Starlink, que traz conectividade nos lugares mais remotos do interior. Outros núcleos da Aprosoja-MT também estão tendo essa iniciativa e é um avanço à tecnologia, ajudando ao produtor e, principalmente, preservando e protegendo ele”, diz Lucas Costa Beber.
Clique aqui, entre em nossa comunidade no WhatsApp do Canal Rural Mato Grosso e receba notícias em tempo real.