Mato Grosso

Sustentabilidade do milho será debatida em congresso na Argentina

Durante dois dias diversos países irão discutir na Argentina assuntos como biotecnologia, questões internacionais e mercado para o cereal

A sustentabilidade do milho será discutida entre os dias 19 e 20 de outubro durante o 1º Congresso Internacional do Milho será realizado no Centro de Convenções de Córdoba (CCC), na Argentina. O evento é focado em inovação, desenvolvimento, sustentabilidade e desempenho do cereal.

O congresso conta com mais de 75 palestrantes nacionais e internacionais confirmados. Dentre os países participantes, além da Argentina, estão o Brasil e os Estados Unidos.

O evento é organizado pelas províncias de Córdoba, Santa Fé e Entre Ríos, juntamente com Maizar (Asociación Maíz Y Sorgo Argentino), Córdoba Cereal Exchange e La Pastelera Producciones SRL.

A escolha de Córdoba como sede do congresso deve-se ao fato do milho ser uma cultura fundamental para o desenvolvimento econômico da província em particular e da Região Centro em geral, região que se completa com as províncias de Santa Fé e Entre Ríos, ambos fundamentais para o desenvolvimento da cadeia na Argentina.

Sérgio Busso, ministro da Agricultura e Pecuária de Córboda, explica que a importância do milho não é apenas quanto a rotação agrícola, mas que o cereal é importante para a Argentina e demais países no que tange a sustentabilidade, tanto econômica quanto ambiental e social.

Conforme o presidente da Maizar, Pedro Vigneau, a cada dia novas ferramentas surgem para auxiliar em tomadas de decisões mais objetivas e eficientes. Ele pontua que nos dois dias de eventos, além de serem discutidos assuntos relacionados ao cultivo, nutrição, genética, plantas daninhas, pragas, doenças, biológicos e inserção no mercado, também será debatido em como se transformar mais milho.

Brasil leva experiência para a Argentina

O Brasil será um dos países participantes do evento em Córdoba. O país estará presente com representante da Associação Brasileira dos Produtores de Milho (Abramilho), Instituto Pensar Agropecuária (IPA), entre outros.

De acordo com o diretor-executivo da Abramilho, Glauber Silveira, o intuito da participação brasileira é a troca de experiências, mostrando ações que são realizadas no país, em especial no âmbito político, através da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), que auxiliam na expansão da cadeia produtiva.

 

Clique aqui, entre no grupo de WhatsApp do Canal Rural Mato Grosso e receba notícias em tempo real

Sair da versão mobile