JANEIRO A SETEMBRO

MT embarca milho para 75 países em 2023; China lidera

Em nove meses o estado enviou para o exterior mais de 17,12 milhões de toneladas de milho

Patrulheiro Agro 96 milho foto pedro silvestre canal rural mato grosso
Foto: Pedro Silvestre/Canal Rural Mato Grosso

Entre janeiro e setembro Mato Grosso enviou para o mercado externo mais de 17,12 milhões de toneladas de milho. O cereal teve como 75 países, 30 destinos a mais que no mesmo período em 2022. Somente para a China 3,8 milhões de toneladas foram enviadas.

Em 2022, segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), trazidos pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), no período de nove meses foram embarcadas 14,13 milhões de toneladas de milho.

A alta demanda do mercado externo pelo cereal em decorrência às situações climáticas nos principais países produtores, como Estados Unidos e Argentina, é um dos fatores para tal impulsionamento, somada a entrada da China no final do ano passado no mercado brasileiro.

No que tange aos envios em setembro, a soma em Mato Grosso é de 3,54 milhões de toneladas de milho exportados. O volume é inferior as 5,41 milhões de toneladas de agosto, contudo superior as três milhões de toneladas de setembro de 2022.

China lidera compra de milho

Para a China foram enviadas 3,8 milhões de toneladas de milho mato-grossense entre janeiro e setembro, conforme os números da Secex.

Já para o Japão 1,4 milhão de toneladas. O volume supera as 968 mil toneladas adquiridas no período em 2022. A Colômbia comprou 1,2 milhão de toneladas até o momento, praticamente o mesmo do ano passado.

O Vietnã comprou 1,1 milhão de toneladas e o México um milhão de toneladas.

Irã e Egito que em 2022 lideravam as aquisições de milho entre janeiro e setembro com 2,3 milhão de toneladas e 1,7 milhão de toneladas, respectivamente, adquiriram em 2023 no período somente 741,2 mil toneladas e 591 mil toneladas.


Clique aqui, entre em nossa comunidade no WhatsApp do Canal Rural Mato Grosso e receba notícias em tempo real.

Sair da versão mobile