Mato Grosso

Exportações de milho em Mato Grosso batem recorde

Embarques do grão no estado foram impulsionados diante da maior demanda mundial e abertura de mercado da China

As exportações do milho colhido em Mato Grosso na safra 2021/22 registraram volume recorde no período de julho a dezembro do ano passado. O estado embarcou já 32,66% a mais ante a temporada 2020/21. Somente a China representa 3,16% dos envios.

+Chuva atrasa trabalhos nas lavouras de algodão e milho em Mato Grosso

Entre julho e dezembro do ano passado Mato Grosso enviou para o exterior 21,54 milhões de toneladas de milho, que somam US$ 5,94 bilhões. Segundo o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), o maior volume está atrelado à produção recorde, além da alta demanda pelo cereal devido à conjuntura do mercado mundial.

Mato Grosso exporta milho hoje para 47 países, mais de 61% do milho vai para fora do país.  Somente para a China foram embarcadas 681,43 mil toneladas de milho mato-grossense. O país asiático foi o 11º destino do cereal produzido no estado.

“Mato Grosso foi favorecido, nos últimos meses, pelo início das importações por parte da China no mês de novembro de 2022, uma vez que devido a guerra na Ucrânia, que reduziu as exportações, o país asiático passou a procurar novos mercados para diminuir a dependência dos Estados Unidos”, explica do Imea.

Exportações de milho podem ultrapassar as 26 mi/t

É esperado que as importações do cereal produzido em Mato Grosso, principalmente, por parte do país asiático, se mantenham fortes.

+Vendas de soja e milho seguem ritmo abaixo da média dos últimos cinco anos

Conforme o Imea, diante disso, estima-se que Mato Grosso exporte um volume total de 26,90 milhões de toneladas na safra 2021/22, volume 62,68% acima do registrado na safra 2020/21. Para a safra 2022/23 a previsão é que sejam embarcadas 28,64 milhões de toneladas, aumento de 6,48%.

 

Clique aqui, entre no grupo de WhatsApp do Canal Rural Mato Grosso e receba notícias em tempo real

Sair da versão mobile