A demanda de milho referente a safra 2022/23 em Mato Grosso apresentou leve incremento de 0,30% em outubro no comparativo com setembro. A projeção do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) aponta um volume de 50,84 milhões de toneladas, segundo relatório de Oferta & Demanda divulgado ontem (2).
Na safra 2022/23 foram colhidas no estado 52,504 milhões de toneladas de milho.
O reajuste mensal, explica o Imea, foi impactado pela exportação do cereal, cuja perspectiva aponta um escoamento de 31,23 milhões de toneladas, uma elevação de 0,71% ante o relatório anterior.
“Essa maior perspectiva de volume a ser escoado ocorre em decorrência dos envios recordes que o estado realizou no último mês, além das expectativas dos próximos meses de acordo com os line–ups”.
Consumo de milho dentro do estado
De acordo com o Imea, a alta da demanda por milho frente ao relatório de setembro “só não foi maior devido a menor expectativa de consumo MT ante a última estimativa, de 0,50%, influenciado pela diminuição no consumo animal”.
O indicador do instituto aponta um consumo interno de 14,27 milhões de toneladas de milho. No que tange ao consumo interestadual as estimativas são de 5,09 milhões de toneladas.
Clique aqui, entre em nossa comunidade no WhatsApp do Canal Rural Mato Grosso e receba notícias em tempo real.