ESTIAGEM PROLONGADA

Mato Grosso prorroga período proibitivo de queimadas até 30 de novembro

Prorrogação leva em consideração prognósticos climáticos adversos em Mato Grosso, como estiagem prolongada, altas temperaturas

bombeiros mato grosso focos de calor queimadas Christiano Antonucci - Secom-MT
Foto: Christiano Antonucci /Secom-MT

O período de restrição de uso do fogo para limpeza e manejo de áreas em Mato Grosso foi prorrogado para até o dia 30 de novembro. A decisão do governo do estado consta no decreto nº 579/2023 foi publicado na Imprensa Oficial de Mato Grosso (Iomat), que circula nesta quinta-feira (9).

O período proibitivo em Mato Grosso do uso de fogo para limpeza e manejo de áreas compreende de 01 de julho a 31 de outubro de 2023. A medida tem como fundamento nos §§ 2º e 3º do artigo 10 da Lei Complementar nº 233, de 21 de dezembro de 2005, como consta no decreto publicado nesta quinta-feira.

A prorrogação até o dia 30 de novembro leva em consideração “os prognósticos das condições climáticas cíclicas adversas (estiagem prolongada, altas temperaturas, ondas de calor, umidade relativa do ar baixa e intensos ventos) e que favorecem às ocorrências de incêndios florestais”.

Além disso, o decreto se alinha à Portaria nº 395 do Ministério do Meio Ambiente “que declara estado de emergência ambiental em risco de incêndios florestais, entre os meses de abril a novembro de 2023, no Estado de Mato Grosso, englobando o período indicado pelo CEGF/SEMA”.

Incêndio no Pantanal e Parque Estadual Encontro das Águas

Nesta quinta-feira (9) o governo de Mato Grosso determinou reforço nas ações de combate ao incêndio florestal no Parque Estadual Encontro das Águas, localizado entre os municípios Poconé e Barão de Melgaço. O fogo, segundo informações do Corpo de Bombeiros Militar do estado, havia sido considerado extinto no dia 31 de outubro, entretanto houve reignição na última terça-feira (7).

“A reignição do incêndio ocorreu em razão da elevada temperatura e fortes rajadas de vento no local. Assim que houve a detecção, demos início às ações e outras equipes foram enviadas para reforçar o combate às chamas”, explica o comandante do Batalhão de Emergências Ambientais (BEA), tenente-coronel Marco Aires.

O Corpo de Bombeiros também atua no combate ao incêndio florestal no Parque Nacional do Pantanal e na Reserva Particular do Patrimônio Natural Federal Dorochê, de responsabilidade do ICMBio. O local é considerado de difícil acesso.


Clique aqui, entre em nossa comunidade no WhatsApp do Canal Rural Mato Grosso e receba notícias em tempo real.

Sair da versão mobile