CRESCIMENTO CONSTANTE

Mato Grosso é responsável por alta nas vendas de aeronaves para o agro 

O crescimento na importação de modelos, novos e seminovos, se dá em função da otimização de deslocamentos, que aumenta a produtividade no campo

O fortalecimento do agronegócio mato-grossense tem expandido a demanda por aeronaves utilizadas nas atividades do setor produtivo. O estado responde por cerca de 23% da frota de aviões agrícolas do país. A importação é a alternativa que mais ganha espaço devido à rapidez nos processos para adquirir uma aeronave, seja para uso nas lavouras ou particular.  

A combinação de modernização e eficiência logística é essencial para um setor em constante crescimento, que deverá ver um aumento de 10% na frota até 2027. 

“A região do agronegócio tem se desenvolvido constantemente, impulsionando a utilização de aeronaves para otimizar o tempo de deslocamento entre propriedades e aumentar a produtividade. Mato Grosso, sozinho, responde por cerca de 23% da frota de aeronaves agrícolas do país, consolidando-se como o estado mais representativo nesse setor”, diz a desenvolvedora de novos negócios da WM Trading, Amanda Verjovsky. 

Atualmente, 6 em cada 10 aeronaves agrícolas no Brasil são utilizadas para prestação de serviços de pulverização, enquanto cerca de 37% são destinadas ao transporte particular de proprietários rurais. 

Os dados são do Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB), da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac)

Quando o assunto é o transporte particular, o King Air, conhecido como o “rei do agro”, é uma excelente opção, pois traz para o mercado o que há de mais tecnológico: como os sistemas aviônico e autothrottle, que permite que todas as fases dos voos sejam automatizadas. Inclusive, é uma aeronave versátil que performa bem tanto nas pistas asfaltadas, quanto nas não-pavimentadas.  

O modelo King Air 260 é um turboélice bimotor, com capacidade para o piloto e mais oito passageiros (ou piloto, copiloto e 7 passageiros), não precisa fazer simulador e tem a autonomia de viagem de 1.720 milhas náuticas, ou seja, 3185 km. Isso representa um voo de São Paulo a Salvador sem parar.   

Já o modelo King Air 360 também é um turboélice, mas com uma seção a mais, assim, é possível ir até 11 pessoas na viagem (1 piloto mais 10 passageiros ou uma dupla como tripulação e os demais passageiros). 

Outra opção muito requisitada por agricultores e pecuaristas de todo o país é o Air Tractor. A máquina é conhecida pela grande capacidade de carga e versatilidade, sendo utilizada em grandes plantações de soja, milho e algodão.

Esses modelos são preferidos por sua robustez e eficiência no uso de combustível, especialmente em operações que exigem maior capacidade e alcance. 

Conforme a diretora comercial da WM Trading, Livia Verjovsky, a companhia também tem expertise em importação de outros produtos essenciais para o agronegócio, como máquinas agrícolas, equipamentos de irrigação, peças de reposição e fertilizantes.   


Clique aqui, entre em nossa comunidade no WhatsApp do Canal Rural Mato Grosso e receba notícias em tempo real.

Sair da versão mobile