COTAÇÕES PRESSIONADAS

Pluma segue tendência de queda em Mato Grosso, aponta Imea

A arroba da pluma encerrou a última semana com recuo de 0,15%; no comparativo com o ano passado a retração foi de 6,18%

algodão pluma colheita foto pedro silvestre canal rural mato grosso1
Foto: Pedro Silvestre/Canal Rural Mato Grosso

O preço da pluma no mercado disponível encerrou a última semana em Mato Grosso cotado em média a R$ 119,87 a arroba. O valor representa uma queda de 0,15% na variação semanal e de 6,18% quando comparado com o mesmo período do ano passado.

“A baixa nos preços foi influenciada, principalmente, pelas incertezas quanto à economia, o que refletiu no enfraquecimento da demanda interna pelo algodão mato-grossense. Além disso, a disparidade dos preços entre os vendedores e compradores também tem contribuído para esse cenário”, explica o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).

No curto prazo, não há fatores que indiquem uma valorização dos preços da pluma mato-grossense, uma vez que a colheita da safra 2023/24 está se aproximando, e com a maior oferta do produto no mercado, as “cotações tendem a ser pressionadas”.

Nesta safra 2023/24 foram semeados no estado 1,405 milhão de hectares com algodão, 16,84% a mais que no ciclo passado. A perspectiva, segundo o Instituto, é de uma safra de 2,549 milhões de toneladas de pluma, alta de 9,54% ante a 2022/23.


Clique aqui, entre em nossa comunidade no WhatsApp do Canal Rural Mato Grosso e receba notícias em tempo real.

Sair da versão mobile