PRINCIPAL DO BRASIL

Mato Grosso registra queda de 1,86% nas exportações de pluma em fevereiro

Enfraquecimento das aquisições da China e Bangladesh influenciaram no resultado obtido no segundo mês de 2024

Algodão Mato Grosso pluma
Foto: Viviane Petroli/Canal Rural Mato Grosso

As exportações de pluma mato-grossense somaram 168,31 mil toneladas em fevereiro. O volume, apontam dos dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), é 1,86% inferior ao embarcada em janeiro. A diminuição é influenciada pelo enfraquecimento das importações da China e Bangladesh, importantes compradores da fibra.

A pluma produzida no estado teve em fevereiro 15 países como destino. A China, principal consumidora, adquiriu 85,9 mil toneladas. A quantidade enviada em fevereiro para a gigante da Ásia foi abaixo das 98,6 mil toneladas de janeira.

Bangladesh, terceiro maior cliente de Mato Grosso, reduziu de 22,9 mil toneladas em janeiro para 19,4 mil em fevereiro as suas aquisições.

Em contrapartida, o Vietña, que segue em segundo lugar, saltou de 24,9 mil toneladas para 34,8 mil toneladas o volume de pluma importada.

Principal escoador de pluma do Brasil

Conforme os dados da Secex, trazidos pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), as exportações de pluma oriundas de Mato Grosso representaram 65,23% dos embarques brasileiros.

As exportações brasileiras de algodão alcançaram volume recorde para o período, totalizando 258,05 mil toneladas, aumento de 3,11% em relação a janeiro.


Clique aqui, entre em nossa comunidade no WhatsApp do Canal Rural Mato Grosso e receba notícias em tempo real.

Sair da versão mobile