Com preço médio de R$ 145,24 a arroba, as vendas da safra 2022/23 de pluma em Mato Grosso chegaram a 64% da produção esperada no mês de abril. Um avanço mensal de apenas 2,43 pontos percentuais ditado pela continua queda nas cotações da fibra, segundo o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).
Conforme o levantamento divulgado pelo Imea, nesta segunda-feira (8), ao se comparar com a safra 2021/22 em abril do ano passado, o estado contava com 70,06% da pluma comercializada antecipadamente. A média dos últimos cinco anos para tal período é de 74,97%.
O Instituto pontua que a contínua queda nas cotações da fibra, que vem comprometendo novos negócios no estado, está “atrelada às incertezas quanto à economia mundial que tem afetado no consumo global da pluma”.
Safra 2023/24 alcança 14,12% da produção de pluma
No que tange a produção de pluma da safra 2023/24, as vendas alcançaram 14,12% da produção total projetada para o ciclo, avanço mensal de 5,43 pontos percentuais, a um preço médio de R$ 138,07 a arroba.
“Desse modo, mesmo com os preços menos atrativos, o cenário de maior avanço nas negociações deste ciclo foi pautado pelo atraso em relação às safras passadas, somado à falta de fundamentos que indiquem uma recuperação no preço da fibra a curto prazo, motivando os cotonicultores a travarem novos negócios neste mês. Por fim, se a demanda não se fortalecer nos próximos meses, os preços da pluma podem continuar com tendência de queda, impactando ainda mais as vendas do estado”.
Clique aqui, entre em nossa comunidade no WhatsApp do Canal Rural Mato Grosso e receba notícias em tempo real